12 de janeiro de 2015

Relato de parto da Eduarda, pela Doula Talita: parto normal hospitalar em Porto Velho



Este é o primeiro relato de parto do blog, feio na visão da Doula! Muitas coisas mudaram se pensarmos que, até alguns anos atrás, Rondônia não tinha Doula e sequer relatos de experiências de parto no mundo virtual! Anos como Estado número um em nascimentos por cirurgia no Brasil e, pouco a pouco, experiências felizes de parto normal que ganham o mundo e inspiram outras mulheres, através da internet.

A Doula Talita fez parte da Primeira Turma de Formação em Doulas de Rondônia, organizada pela Bello Parto e conta aqui com muita honestidade e amor, como foi sua iniciação. Vamos ao relato!



Maria Eduarda, carinhosamente chamada de Duda, foi guerreira!
Quando a conheci estava com 22 anos, primeira gestação e a cesárea marcada.Depois de ter feito uma pintura de barriga com mandalas indianas, às 38 semanas, decidiu ter uma Doula! Foi a primeira gestante que atendi como Doula. 
Ela queria ter parto normal mais não conhecia os diversos motivos e vantagens de um parto natural . No seu chá de bebê tivemos uma reunião rápida com ela e o marido, Lucas. Passei o que pude de informação para o casal naquele momento, pois sabia que já estava muito em cima e era muita informação para um dia só! rsrsrsrs
Na semana seguinte, dia 9 de setembro, à tarde, Duda me liga dizendo que saiu o tampão. Eu estava muito ansiosa, pedia ajuda para todo mundo... né Sandra SchulzAlyssa Grigório e Mileide Campanha?? Ainda estava um pouco insegura mais como a empatia com a Duda foi muito grande, nós nos tornamos irmãs e tudo ocorreu tranquilo. 

Duda estava somente no pródromos apenas 1 cm sem contração e muito ansiosa! Às 21 horas do dia 9, fomos a maternidade, pois ela achava que estava com sintomas de infecção urinária e ela já tinha tido 3 durante a gestação. Mas, graças a Deus, no seu exame de urina não era nada. Depois aconselhei ela a ir para casa e descansar, pois teria de estar coma energia 100% para seu grande momento! E passaram-se longos 5 dias...

Domingo, dia 14 de setembro, às 17 horas, a Duda me liga dizendo que sou bolsa rompeu e estava indo a maternidade pediu pra eu fosse junto pois estava com medo e insegura. Quando cheguei à maternidade, no entanto, ela estava tranquila, não estava em trabalho de parto, estava aguardando dá às 6 horas até que fizessem antibiótico (protocolo da maternidade).


Fiquei com ela na maternidade revesando com marido até 5:30 da manhã de segunda-feira, e nada de trabalho de parto engrenar. Como eu moro perto da maternidade decidimos juntas que eu iria pra casa até que o bebê desse algum sinal de que já ia nascer.

À tarde, a Duda decidiu fazer ocitocina. Estava cansada, me ligou falando de sua decisão e eu repeitei, disse que logo estaria na maternidade. Antes de eu sair de casa, o marido dela me ligou quase chorando, dizendo que sua cunhada tinha entrado pra que ele fosse almoçar, e que não atendia mais os telefonemas, nem saía pra que ele entrasse e pudesse presenciar o parto do seu filho. Eu instruí o pai a reclamar na Recepção. 

Quando cheguei lá, estava o pai triste na frente desejando ver seu filho nascer, tentando ligar para a cunhada. A cunhada finalmente atendeu e disse que ela estava com muuuuita dor e que a dilatação havia estacionado nos 7 cm.

Instrui o pai novamente a reclamar na recepção, ele reclamou , e finalmente a sua cunhada apareceu e e ele, empoderado, falou : Talita eu vou ver meu filho nascer!!!!

Fez massagem, deu muitos beijinhos na Duda e, vejam só, depois de uns 40 min da entrada do pai o Emanuel decidiu nascer!! 

Quando entrei na sala para ver a Eduarda ela me disse: "Achei que não fosse conseguir". Eu a abracei, ela e eu choramos juntas e eu disse que sempre soube que ela conseguiria e que estava muito orgulhosa!!!! 

Emanuel foi logo para os braços de sua Mãe e mamou! Eu saí e ainda falei: "Agora esse momento é seu, meu amor, beijossss"

Eu sou péssima para escrever, tenho disgrafia, mais acho que dá pra sentir todo amor!!!!

EMANUEL LEVI 3,600 kg, parto normal, períneo integro, mãe com 'diagnóstico' de bacia estreita!





Um comentário:

  1. Uma historia incrível e uma decisão fenomenal, a mulher foi criada pra realmente senti as dores de um parto, nao que isso seja ruim mas se pensarmos bem e um beneficio em tanto para o bebê quanto para a mãe...parabéns !

    ResponderExcluir

Dê vida a este blog: comente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...