29 de janeiro de 2014

Maternidade Ativa: comemorando o aniversário dos filhos...

Comemorar é parte importante da nossa cultura.

Dividir o tempo em horas, dias, anos e dar-lhe significado tem um grandioso valor. Tem a ver com afeto, com lembrança, com compartilhar alegrias, e também tristezas... já que vivenciamos também o luto.

Existe na grande maioria das pessoas, a vontade de comemorar, marcar de alguma forma aquele dia especial. No caso do aniversário dos filhos, isto fica ainda mais evidente. Comemora-se a vida e comemora-se a família que se faz no entorno da vida desta criança.

No entanto, ganha espaço em nossa sociedade capitalista o culto à ostentação, muitas vezes esquecendo-se o valor intangível que existe nas coisas. Quando o assunto é festa de aniversário isso fica muito bem explicito. Muita gente já passou pela experiência de gastar demais, muitas vezes um dinheiro que não tinha, para montar uma festa plástica, descartável e que, em muitos casos, não agradou tanto as crianças... apenas deixou todos exaustos!

Sempre vale a pena refletirmos sobre nossas escolhas. Contribui para o auto-conhecimento e, em se tratando de ser mãe, faz parte do exercício da maternidade consciente. Pensar se aquela escolha combina com a gente, se combina com o temperamento do nosso filho, se é o que realmente nos atenderá e se é o que realmente mais importa.

Lembrando da máxima de que a pureza de amor das crianças é tão grande que pra eles é mais importante a presença que o presente e a brincadeira que o brinquedo, a Alyssa, Doula e proprietária da Slingue (carregadores de bebês) divide com a gente a experiência que teve ao fazer uma festa pensando única e exclusivamente nos interesses do filho mais velho.

E ouvir deles “esse é o melhor dia da minha vida” fez nascer nela o sentimento de que valeu a pena a ideia de fazer diferente.


...


No último aniversário do meu primogênito, em 2013, eu fiz uma festa em casa e gastei uma fortuna alugando o painel do ‘Ben10’, o bolo do mesmo personagem e todos os apetrechos. Aluguei pula-pula e fiz algumas brincadeiras como “Caça ao Tesouro” e outras que acabaram fazendo muito mais sucesso do o tema em si!

Então decidi que na de 6 anos não alugaria painel nenhum e resolvi investir em diversão. E o resultado: Igor, o irmão mais novo, entrou na festa gritando "Esse é o Melhor Dia da Minha Vida". Impagável né?!

Nesta o Alan escolheu o tema do Kung Fu Panda e logo corri para buscar algumas alternativas para enfeitar a festa e também agradá-lo nesse quesito.

Durante as duas últimas semanas fiquei nessa função de imprimir, recortar, dobrar e colar os "pepakuras". E o mais legal foi que eles participaram de tudo, acompanharam e ajudaram. Meu marido também entrou na onda de ajudar nas dobraduras.

Achei coisas bem legais na internet:
Fazendo nossa Festa 
Este aqui é um site que disponibiliza uma serie de modelos e ensina como cortar e editar para facilitar a nossa vida como convites, marca pagina... tem de tudo mesmo, com ou sem impressão. Tudo free!
Até quem é super leiga nessas coisas de edição, corte e montagem, não tem dificuldade alguma.

Analu Festas
Este site é de umas moças lá de Floripa que participam do Bazar Coisa de Mãe, super indicadas pela Lígia do Cientista que Virou Mãe. Elas criam temas próprios, sem se prenderem nesses temas da moda. Dá para tirar idéias legais no Blog delas. Para enfeitar a mesa, eu usei personagens de papercraft, muito legal. No google se consegue achar vários modelos para montar.




Paramount Pictures
Aqui está o site onde tirei os do Kung Fu. Tem também várias atividades de pintar, desenhar... que usei para colocar nas sacolinhas de lembrança.



A festa foi na Sede da A.A.B.B. em Porto Velho. Bem ao lado do salão tinha uma dupla de bombeiros praticando tirolesa, não hesitamos e fomos descer também. Logo o Igor (mais novo) quis descer também e então todas as crianças desceram.

Quanto à comida, optamos por fazer um churrasco. Contratei um churrasqueiro e uma cozinheira que deram conta de tudo. Já os doces, encomendei com um casal de amigos que chegaram recentemente em Porto Velho e estão trabalhando com vendas de doces. Foi no horário do almoço e durou até fim de tarde, umas 17:00 horas.

Teve ainda o futebol de sabão que alugamos que foi o auge da festa. Imaginem todas as crianças jogando futebol em um pula-pula todo molhado e cheio de sabão?? As fotos falam por si só:















<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê vida a este blog: comente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...