21 de junho de 2016

Relato de parto da Yúli: Parto normal hospitalar com Doula em Porto Velho


Relato de parto normal com Doula, para animar o blog! Com a palavra, Yúli, de Porto Velho:


Meu nome é Yúli Cristina de Souza Barros, tenho 22 anos e minha filha se chama Maria Clara e nasceu no dia 12 de fevereiro de 2016, as 16:12, de parto normal sem qualquer interferência com o apoio da Doula Iaci Cajô desde as contrações mais fortes e quando estourou a bolsa até o momento em que minha filha nasceu.

Hoje com minha filha nos braços e depois de dias pensando no momento mais especial da minha vida que foi o dia em que Maria Clara nasceu, resolvi cumprir o prometido e escrever meu breve relato. Até porque não sou muito boa com isso e é difícil achar palavras para descrever aquele dia. Mas, inspirada em um relato lindo que li nesta madrugada vou tentar. 

A notícia de estar grávida foi uma grande surpresa com um pouco de medo, mas com muito apoio de ambas as famílias. Nos primeiros meses muito enjoo, vômitos, achávamos que era até um menino pois dizem que puxa mais da mulher, depois descobrimos que era minha princesa, uma das maiores alegrias foi vê-la pela ultrassom, e descobri que quando não é seu filho você não entende nada daquela imagem borrada, mas quando é seu, você vê cada detalhe, tudo que ninguém vê. rsrsrsrsrsrs.

Perto de completar 8 meses fui para Porto Velho, para ter minha menina perto da minha família, com minha mãe, e então comecei a pensar seriamente em como seria meu parto. O medo começou a tomar conta de mim, mas tive em mente o parto normal, porque todos diziam que assim que nascesse toda dor passaria. Confesso que pensei somente na dor, e não imaginava que havia muitos outros benefícios além da rápida recuperação. 

Foi então que minha mãe pediu para a filha de sua amiga, a Iaci Cajô, que é fisioterapeuta e doula, conversar comigo a respeito do parto normal. Então ela veio até nós e nos tranquilizou com uma ótima conversa a respeito do parto, dar dores, tirou as dúvidas do meu marido, me ensinou alguns exercícios que eu poderia fazer para relaxar, aliviar as dores nas costas. E mesmo que algumas pessoas dissessem: " nossa você não vai conseguir ter normal, essa criança é grande, você é muito pequena ", ela me mostrou que eu poderia sim ter minha filha de parto normal e que nós mulheres fomos feitas para isso. 

No dia 12 de fevereiro as 4:30 da manhã eu comecei a sentir as contrações, esperei um pouco para ver se era mesmo e depois chamei meu marido, depois, as 7 horas fomos à maternidade e eu estava apenas com 2 cm de dilatação, depois voltamos às 9 horas e eu estava com 4 cm e disseram q eu devia ficar internada, mas a Cajô já havia me dito que o melhor seria ficar no conforto da minha casa, falamos com ela e ela foi pra lá me ajudar. 

Mais ou menos 11 horas minha bolsa rompeu e como as contrações estavam mais fortes, ela achou melhor irmos para a maternidade, eu estava apenas com 5 cm, mas já ficamos lá. Mesmo tendo ficado em dúvida entre meu marido e minha mãe para me acompanhar, vi que eles estavam tão nervosos quanto eu por me ver sentindo tanta dor, então pedi que a Doula me acompanhasse. 

E confesso que foi Deus quem a colocou em nossa vida, porque não sei o que faria naquele momento sem ela, nunca imaginei que fosse tanta dor assim rs. Só ela para me acalmar, me fazer confiar em mim e no meu corpo. Queria desistir e achar uma maneira de acabar logo com aquela dor, disse que não aguentava mais é ela sempre com mensagens de apoio, coragem como dizer: "você consegue, seu corpo foi feito pra isso". 
E ela estava certa! Tivemos um pequeno problema com a posição do parto, por ela não achava que a posição convencional fosse a melhor, mas o enfermeiro só poderia fazer o parto naquele (foi um momento bem chato, por culpa do enfermeiro que não foi dos mais delicados, mas depois se explicou). 

Mas graças à ajuda dela, dizendo o que eu não devia fazer, me incentivando a fazer os movimentos com os quadris, e me fazendo caminha e agachar, porque confesso que se outra pessoa disse-se eu não faria, pois era dor demais... por mim não faria nada! Mas isso sem dúvida fez com que minha filha viesse ao mundo sem nenhum problema. 

Independente da posição, foi um ótimo parto, com duas ou 3 forças ela já veio ao mundo, tão linda e cheia de vida às 16:12 do dia 12 de fevereiro, uma semana antes do previsto, no tempo dela, apressada como a mãe.

E, por fim, eu só queria agradecer imensamente à minha Doula por tudo, pelo apoio, pelo incentivo, e por fazer com que meu primeiro parto fosse o melhor possível. Muito obrigada Iaci Cajô. Mesmo com toda dificuldade e dor não a nada mais prazeroso do que ver sua filha nascer e pegá-la no colo no mesmo instante, sem anestesia, sem corte nem nada.



Um comentário:

Dê vida a este blog: comente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...