19 de maio de 2014

Semana Mundial Pelo Respeito ao Nascimento pela primeira vez em Rondônia


Pela primeira vez em Rondônia, a Semana Mundial Pelo Respeito ao Nascimento será comemorada com uma exposição de emocionantes fotos, organizada pela Parto do Princípio, sobre o nascer no Brasil.

O evento acontece no município de Cacoal, nos dias 19 a 23 de maio, graças à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED que cedeu o hall de entrada da instituição para a exposição das fotos.

A Parto do Princípio é uma rede de mulheres, consumidoras e usuárias do sistema de saúde brasileiro, que oferece informações sobre gestação, parto e nascimento baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Temos como principais propósitos: promover os benefícios do parto humanizado, do parto ativo, do protagonismo da mulher no parto e lutar contra a banalização da cesárea em várias frentes de ação. Somos mais de 200 mulheres atuando voluntariamente em 21 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN) é uma iniciativa da Alliance Francophone pour l’Accouchement Respecté (AFAR) e da European Network of Childbirth Associations e tem ocorrido em vários países desde 2004 . Neste ano acontecerá de 19 a 25 de maio de 2014 e o tema abordado será “Parir é Poder!”.

Para comemorar a SMRN, a Parto do Princípio está preparando uma exposição que ocorrerá simultaneamente em várias cidades, com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos.

São fotos de mulheres que tiveram seus desejos de parto e nascimento respeitados, transmitindo assim, imagens positivas do evento do nascimento, na intenção de mostrar que quando a mulher tem a possibilidade de escolher o local de parto, seus acompanhantes e a maneira como quer dar a luz, este processo se torna muito mais positivo e transformador. Por retratarem um momento tão emocionante, e a fim de respeitar os expectadores e a privacidade das mães, as imagens selecionadas são ao mesmo tempo discretas e significativas.

A cada ano, o movimento ganha novas vozes, consolidando-se como uma manifestação expressiva de mulheres e homens que buscam resgatar o nascimento como um evento natural e marcante para a formação do ser.

Impossível não se emocionar com as fotos!



Onde? Na Facimed Cacoal, Avenida Cuiabá, n. 3087, Bairro Jardim Clodoaldo. Telefone 3441-1950
Quando? Dias 19 a 23 de maio.
Que horas? Manhã, tarde e noite.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê vida a este blog: comente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...