16 de maio de 2012

Movimentos pelo respeito ao nascimento e parto: O que eu quero?


por Cariny Cielo

Hoje eu dei uma entrevista sobre parto, mulher, humanização do nascimento, essas coisas. Foi uma tarde agradável ao lado de uma jornalista super divertida e muito dinâmica. Ela me contou, inclusive, a própria experiencia com o nascimento da filha, uma cesárea quase que imposta.

Eu queria uma eternidade para falar sobre parto, mas tive que me render ao tempo e ao chamado dos filhos, só que fiquei pensando em o que deixar como resumo, como informação principal...

Eu poderia dizer muitas coisas sobre ter filhos naturalmente. Poderia recomendar o parto natural, o aleitamento, uma gestação sem interferências e o mais consciente possível...

Minha estória dos últimos cinco anos, onde saí de uma menina completamente entregue à medicina, na primeira gestação (o que me rendeu um corte na barriga para fazer nasceu o meu primeiro filho), à uma mulher que pariu sozinha em casa, me permite ter muito assunto. Muitas dicas, conselhos, referências, evidências científicas, livros, exercícios, sugestões, papites... enfim... mas eu não quero nada disso. Essas vivências são muito pessoais para fazer eco em outras mulheres, eu quero mais que isso tudo!

Quero dizer às mulheres apenas uma coisa: Temos liberdade de fazer escolhas, mas estas escolhas devem ser conscientes.
Quero apenas mostrar que coragem tem que ter não quem pari em casa, sozinha, mas quem agenda uma cirurgia para fazer nascer o filho, pois morrem muito mais bebês e mulheres nestas circunstâncias do que parindo naturalmente. Isso são dados, e não 'achismos' ou estórias folclóricas...

Quero que saibamos que estamos nos expondo e expondo nossos filhos a muito mais riscos numa cesárea do que num parto natural. E, não, repito! Isso não é o que eu acho... são evidências científicas, algo que a maioria dos obstetras ignora para nos vender a cirurgia como melhor, mais fácil e mais segura! Não é!

Não me importam suas escolhas, mas me importa apenas saber se elas são livres, conscientes e informadas!
Se, a despeito de conhecer todos os riscos, você optar pela via cirúrgica, esta será uma escolha responsável e adulta. Mas o que vemos atualmente são mulheres completamente silenciadas, ocupadas com o enxoval do bebê, sem saber muito sobre o próprio feminino, enquanto o médico 'cuida' do parto.

Quero tornar público que o parto normal oferecido pelos hospitais é violento, é humilhante e desrespeitoso para a mulher. E que, ao par disto, é até compreensível que se escolha tanto a cirurgia.

Quero tão somente abrir os olhos das mulheres para a castração do feminino na sociedade em que vivemos e que durante a gestação e parto isso fica muito evidente através das práticas invasivas que fazem no corpo e na alma da mulher.

Somos desde cedo impelidas a acreditar que não funcionamos bem. Devemos silenciar nossos ovários à custa de hormônios porque menstruar dói muito. Dói mesmo... dói ser mulher num mundo de falos! Parir dói demais... dói mesmo! Dói partir-se para fazer nascer a mulher e abandonar a menina. Amamentar dói... dói mesmo abdicar do posto de receber para doar, com o sangue.

Ser mulher tem doído muito... afogar nossa essencia, dia após dia, para atender às demandas do mundo, dói demais!

Mas o que eu quero, afinal?

Meu desejo é muito singelo...

Quero que a escolha das mulheres seja consciente para, só assim, ser verdadeiramente livre.

4 comentários:

  1. Os que defendem o parto natural dizem "A natureza é sábia." Sim, de fato é sábia, mas o fundamento maior da natureza é a procriação. Se para nascer um bebê a mãe tiver que morrer, que assim seja, afinal de contas, o que importa para a natureza é a vida nova. Que se dane a mãe, viva ou morta. Ignorar a tecnologia ou a medicina é algo muito, mas muito atrasado. Então, já que é assim, tudo beeeeem natural, que aceitemos as doenças. Vamos todos deixar a natureza tomar conta de nós. Vamos morrer de tuberculose, aceitar a lepra...
    Vacinar? Pra quê? O corpo é sábio e cuidará da gente.
    Parto natural não é algo corajoso. É ignorar que a sociedade avançou e que precisamos dos recursos. Se morrem mais mulheres em partos forçados, precisamos na verdade é lutar por assistência médica melhor, de qualidade. Melhores hospitais, maior apoio à saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para evitar um 'de-serviço', é importante esclarecer.

      1. Talvez vc até tenha razão na sua fala, acredito eu empírica, de que a natureza é pela procriação. No entanto, só se estivermos falando de peixes, anfíbios, répteis... Eles sim nascem e e são cada um por si e a lei da selva por todos! A vida deseja, e muito, que a mãe e o bebê passem bem, pois fez da mãe a nutriz exclusiva do filho, nos mamíferos. Então, quando um mamífero nasce a natureza quer sim que a genitora esteja bem pois é ela quem deve alimentar a cria com seu próprio corpo. O aleitamento materno na primeira hora, inclusive, é recomendado pela OMS e MS como úteis no controle da hemorragia pós parto. Quer maior sabedoria e desejo de que a mãe esteja bem do que esta?
      2. Aceitar a doença não é natural. A propósito, doença não é natural, não e fisiológica, não é normal. Existem estudos no Brasil e exterior que investigam aborígenes na Austrália, algumas tribos isoladas na África e inclusive os índios Yanomamis no Brasil para descobrir porque eles não apresentam nenhum tipo de patologia. Então, a doença, como a conhecemos, não existe nas comunidades que não fazem uso de tecnologia.
      3. Ignorar a tecnologia e a medicina não é atrasado, ao contário, é bem vanguardista! O que acontecia no passado era o não acesso à tecnologia e à medicina.
      4. Vacinar? Não entendi a associação. Nunca tratamos disto por aqui. Meus filhos, são, inclusive todos vacinados.
      5. Concordo contigo de que parto natural não seja algo corajoso, não é mesmo. É algo fisiológico. Seria como querer dar um troféu para quem acorda, dorme, come, faz sexo, usa o banheiro.
      6. Não entendi o 'partos forçados'. São dados da medicina (que vc tanto diz defender) baseada em evidências científicas que traz que no Brasil e no mundo muito mais mulheres morrem de uma cirurgia cesárea do que de um parto normal. Não minha opnião, entenda, são estatísticas.
      7. Erra quem pensa que mais e melhores hospitais significam necessariamente melhor saúde para o beneficiário final. É como dizer que mais Cadeias Públicas reduz a criminalidade. Inclusive, é perfeitamente possível que um parto seja natural e DENTRO do hospital, como foi um dos meus, aliás.
      8. É um pensamento tosco acreditar que tudo que é novo e que é tecnológico é bom e vem para somar. A índustra de processamento de alimentos está aí para mostrar que estamos comendo lixo, morrendo de doenças cardio-vasculares e decorrentes de obesidade, inclusive em crianças.
      9. Ser mais arriscado não é prerrogativa da cirurgia cesárea. Qualquer procedimento cirúrgico é mais perigoso do que um fisiológico. Extrair um tumor, colocar silicone, transplantes de órgõas etc. E não se trata aqui da sua opinião e nem da minha. Não sou eu que acho que a cesárea é mais arriscada; ela simplesmente é porque é uma cirurgia.
      10. Apoio à saúde (como vc recomenda) passa, necessariamente pelo implemento da medicina preventiva e por respeitar os processos fisiológicos que envolvem qualquer indivíduo. Homem, mulher, criança, idoso, feto... Isso não é minha opinião, é recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Sáude.
      11. Vivemos hoje o privilégio de ter o melhor dos dois mundos: o respeito aos processos naturais da biologia humana e o uso dos recursos provenientes do avanço da medicina, quando necessários.

      E, por último, não se faz apologia ao parto natural. Vive, ele, a mulher que quer. Cada um faz a própria estória e eu mesmo já fui operada para fazer nascerum filho. A isso damos o nome de liberdade democrática. Defende-se apenas que a escolha das mulheres seja informada e consciente para, só assim, ser livre.

      Excluir
  2. Anada, quero que saiba que a cada post seu, mais me fortaleço e tenho certeza do que eu quero. Você é a inspiração para o parto que quero ter em breve. E discordo completamente do comentário acima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Todo mundo tem o direito de expressar opiniões. Só que sou extremamente exigente com as base dos argumentos e simplesmente gritar "parto natural?" não enriquece a discussão franca, não ajuda ninguém.
      Sinto você exatamente como eu, inspirando-me na estória de outras tantas mulheres anônimas para perseguir o que se quer: um nascimento e parto dignos, respeitosos. Só isso! Pouco importa se será no hospital mais chique da cidade ou no meio da mata, feito bicho... isso é só o cenário. Que bom que tudo isso faz eco dentro de ti, foi assim comigo também. Toda força e paz para o teu momento!!!

      Excluir

Dê vida a este blog: comente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...