1 de setembro de 2011

DE VENTRE EM POPA: três dúzias de manobras alegres para os navegantes mãe e neném, pelos mares da gestação!


Texto de uma Laura que eu amo! Laura Uplinger.

Era de manhã, bem de manhãzinha, uma mulher sorria, solene, na janela da cozinha, o olhar a vagar pelos telhados e pelas copas das árvores, enquanto as estrelas davam lugar a um novo dia. Suavemente, levou a mão quentinha ao ventre grávido. Um cantar profundo, corajoso e silencioso ecoava no seio dessa mulher. Começara há tempos imemoriais, percorrera eras e eventos infindáveis, transmitidos por incontáveis desdobramentos até aquele momento, àquela nova vida que crescia num calor gostoso no centro de seu corpo. E ela ficava a sorrir, saboreando com todo seu ser o pão de uma profunda comunhão com cada ventre, com cada mãe que já havia existido.

O dia começava, a luz o anunciava, assim como um pássaro. O neném! Mesmo antes de ser concebido, esse bebê morava no seu coração. Ela costumava olhar adiante e sabia que, quando engravidasse, daria a seu filho experiências de uma intimidade deliciosa, imagens extasiantes e aventuras em bibliotecas povoadas de lembranças.E foi o que fez: durante a gestação, ela caminhou por entre as árvores, fez versos ao beijar maçãs, elevou-se às estrelas, seguiu o curso de riachos e, com a música, voou à terras de luz. Compartilhou-se com o seu neném, mostrando-se por inteiro, revelando sua curiosidade, suas idéias, seu maravilhamento e suas alegrias.O neném cresceu, e hoje caminha pela vida digno, robusto, feliz, livre, bom e sábio. A mulher, agora avó, ainda gosta de acolher o amanhecer. E quando pensa na época da gestação, sorri o mesmo sorriso solene, relembrando as deliciosas idéias que teceu com o pequeno companheiro em seu ventre. Ela pediu que passássemos suas idéias adiante para que você as provasse, saboreasse e multiplicasse.


Admiração
Pare um momento e pense nas pessoas que você mais admira: artistas, revolucionários, inventores, mães, professores, líderes, benfeitores. Encontre um livro sobre a vida e os feitos de um desses seres. Enquanto estiver lendo este livro, peça que as características de grandeza dessa pessoa penetrem sua mente e seu ventre. Visualize seu filho já adulto, personificando as qualidades que você admira, pela vida afora.

Água corrente
Convide seu neném a ouvir os sons da água jorrando da mangueira do jardim, de uma torneira ou de uma jarra.
Ao ouvir, sinta prazer;
é a música da vida se renovando.
Ouça e veja, o fluxo é suave e triunfante,
ele vai levando embora toda mágoa, tristeza e desalento.
Agradeça a água corrente por essa impressionante dissolução.

Água de beber
Num momento de sede, encha um copo de água e beba bem devagar, saboreando e com reverência.
A água é mãe da vida, o primeiro alimento de todos.
Sinta a água entrando e transformando você,
vindo a ser você e seu neném.
Viaje pela água aos primórdios da vida.
Maravilhe-se com esse beber:
a água, você e o neném estão tecendo vida.

Árvore de Comunhão
Caminhe entre árvores e escolha uma delas para ser sua amiga.
Toque-a com alegria e reverência:
ela é feita das energias do sol, da terra e das chuvas.
Recoste-se na árvore com a mão direita sobre sua barriga.
Coloque a mão esquerda nas costas, a palma voltada para o tronco.
Peça à árvore para compartir energias com seu bebê e com você.
Sinta a intensidade das correntes de energia fluindo.Depois, abracem calorosamente a árvore, em agradecimento.

A voz da água
Caminhe pela natureza até encontrar um riacho de águas claras.
Siga-o até a nascente.  Lá, à beira da fonte que brota, ouça a água murmurar,
viva, fresca, inquisitiva.
Agache-se para fazer um carinho na água e sinta o que ela tem a dizer. Escute essa linguagem secreta, escute de coração aberto. Seu neném também ouvirá, entenderá e sempre se lembrará da voz da água.

Consciência celular
Deite-se, feche os olhos, respire calma, profundamente e sorria. Fale amigavelmente com as células de seu corpo, os zilhões de células que formam você. Agradeça a elas por compor seus órgãos. Estimule a harmonia da colaboração entre elas. Peça-lhes para superar-se nas suas funções. As células a ouvirão e responderão trabalhando ainda mais em conjunto, aumentando a qualidade da sua saúde e gestação.

Dádiva do Fruto
Segure uma fruta nas mãos, digamos, uma maçã. Veja e cheire esta maçã, transbordante de vida. Toque-a com os lábios. Você está beijando outonos e primaveras de alento. Essa maçã traz presentes de vida da macieira, do sol e da chuva, dons da terra, do ar e das estrelas.
As folhas do ano passado caíram e entregaram-se a ela. Junte-se a essa procissão de dádivas:
coma a maçã como um dom para seu bebê, sua dádiva frutuosa ao mundo.

Degustando e amando
Segure uma de suas frutas prediletas com as duas mãos, admirando-a em sua beleza.
A fruta é uma carta de amor do universo para você. Ela conta a história da criação. Maravilhe-se enquanto a come e, nesse maravilhamento, seu bebê e você receberão ainda mais da fruta.
Mais alegria, mais harmonia e amor para vocês dois espalharem pelo mundo.Degustando energia Segure uma de suas frutas prediletas com as duas mãos. Admire a vida desta fruta e respire sua fragrância. Dê a primeira mordida, coma devagar, com prazer, inspirando conscientemente e, agradecida, saboreie. Assim, energias sutis fluem da fruta para você e seu bebê, alimentando-os com vitalidade, saúde e sensibilidade.

Degustando e pensando
Segure uma de suas frutas prediletas com as duas mãos. Admire a forma desta fruta, sua textura, sua cor, seu cheiro. Pense de onde vem, nas energias que a alimentaram, nas pessoas que a cultivaram. Pense, enquanto come, no enorme bem que ela traz a você e ao seu bebê.
Pense e agradeça. A fruta alimentará suas mentes com um entendimento mais claro e profundo da vida.

Do fogo ao coração
Em um dia de frio, acenda um fogo na lareira. Bem aconchegada, contemple o significado da chama, enquanto o fogo crepita, cresce e dança alegremente. Galhos velhos e mortos recobram vida, aquecendo e deliciando você, trazendo-lhe a lembrança de que transformações são possíveis. Volte seu olhar para dentro e busque elementos que deseja modificar. Encontre frios a abrasar, sombras a iluminar, angústias a queimar até virarem paz. Ateie fogo nesses velhos elementos até que eles brilhem no generoso âmago de seu coração. Emocione-se com o nascimento dessa nova energia, e na luz profunda da sua felicidade sorria confiante com o seu neném.

Do fundo do coração
Do fundo de seu coração, sussurre um convite ao seu neném: “Vem, meu amor, vamos pensar juntos”. Pensem então no planeta terra, com seus oceanos, montanhas e árvores. Abracem esses seus vôos com amor, tornando-os ainda mais amplos, maravilhosos e belos. Criem frases que transmitam algumas dessas idéias, usando palavras como: dádiva, abarcar, beijo, sublime, possível, receber... Diga essas frases em voz alta. Para você e seu neném, uma bela forma de doar amor.

Esperança
Enrosque-se no sofá e feche os olhos. Convide seu bebê para que juntos compartilhem de um momento especial de tranqüilidade, um momento aberto à esperança. A esperança fecunda de vitalidade e saúde sua corrente sangüínea, gerando ondas de nova energia no seu sistema digestivo. Inspire, expire e deixe acontecer. Sinta a esperança acenando-lhe e corra para abraçá-la. Visualize essa amiga poderosa com vocês dois para sempre, fortalecendo-os.

Harmonia
Inspire profunda e calmamente, até que uma suave harmonia cante em você e seu neném.
À medida que cresce o acalanto, lembre-se de um incidente conflituoso em sua vida.
Projete essa harmonia sobre tal lembrança e observe a dissolução de toda e qualquer raiva,
indignação, tristeza ou ressentimento remanescentes. Em seguida, pronuncie palavras de alívio,
compaixão, compreensão e esperança. Esta é uma forma muito especial de trabalhar com a harmonia, uma maravilhosa experiência de aprendizado para o neném.

Livro aberto
Para o seu bebê, você é a pessoa mais importante na face da terra. Desde o início da gestação, seu bebê adora você e fica feliz quando você é completamente fiel a si mesma. E quem é você?
Gosta de pensar em quê? Pegue um livro sobre um assunto que a fascine. Aconchegue-se e compartilhe a leitura com seu bebê; ele adora quando você conversa com ele, adora conhecer você.

Luz de amor
O amor é uma força. Use-a. Chame essa força, convide-a para entrar e aquecer seu bebê e você. Ela penetra vocês dois, inteiramente prenhe de um calor generoso. Quando estiver totalmente plena dessa força, deixe-a resplandecer nos seus olhos, sorriso e pele. Ofereça o brilho para todos os novos bebês do mundo e suas mães. Veja como o brilho que vocês irradiam
atrai ainda mais luz para dentro de vocês.

Luz de vela
No lusco-fusco de um quarto tranqüilo, convide uns momentos de silêncio de alma. Nesse estado privilegiado de maravilhamento, acenda uma vela. Olhe em contemplação para a chama como se fosse a primeira vez. A chama é uma dança, uma viagem misteriosa daqui ao infinito.
Junte-se a ela e explore a imensidão. Comungue na energia incorruptível do fogo;
ela fortifica e eleva você e seu filho. Reverencie essa energia como uma fonte de inspiração.

Mãos de mãe
Acaricie sua barriga de grávida. Depois de um tempo, deixe que suas mãos repousem sobre ela;
sinta um sorriso despontando no seu rosto. E, com o amor brotando de suas mãos,
abençoe seu neném. Invoque então as forças e as energias criativas da vida, para que participem com você da formação de um maravilhoso ser humano.

Melodia cósmica
Mergulhe em sua poltrona favorita, coloque os pés para cima e sinta plenamente o delicioso conforto que envolve você e seu bebê. Descanse, acariciando a harmonia. Nesse devaneio, pense em música. Imagine que você e seu bebê são músicos, fazedores de música numa orquestra sinfônica composta de todo o universo. As melodias que vocês tocam são músicas cósmicas
que falam de vocês dois. Essas composições são trechos da música das esferas.
Ouça a alegria, a força e a magnificência.

Música do coração
Escute uma música, aquela que mais a inspire, uma música que simplesmente a leve para bem longe. E deixe que faça exatamente isso. Enquanto ouve, pense em um aspecto seu que gostaria de cultivar. Na sua imaginação,  deixe a música levá-la a um mundo em que essa qualidade floresça e desabroche em você.  Digamos que escolha a saúde: veja-se então transbordando de saúde. Veja-se tão radiante que, por onde quer que passe, multidões dançam com exuberante saúde, graças a você.
Que emoção para o neném!
Noite de estrelas
Em uma noite estrelada, levante os olhos para os céus. Sinta-se transportada para esse infinito.
Ouça a silenciosa presença atemporal dos milhões de luzes no firmamento e saboreie essa paz.
Escolha uma única estrela e faça dela sua companheira. Fale de você e seu bebê com essa estrela amiga. Faça perguntas sobre temas importantes para vocês. Haverá respostas para vocês dois.

No mundo das nuvens
Num dia com nuvens, olhe para o céu e delicie-se com essa visão. Brinque com as formas, as luzes e os movimentos das nuvens. Crie histórias com elas. As nuvens são o teatro do vento, coletâneas de histórias: cavalgadas, batalhas, festas, beijos, carinhos, suspiros. São o ar brincando. Celebre sua amizade com as nuvens e elas responderão com o orvalho do amor para seu bebê e você.

O brincar da brisa
Em um dia de alegres brisas, saia de casa e vá para um lugar onde você e seu bebê possam estar a sós. Tire então toda a roupa e entregue-se ao ar. Sinta-o dançando com você, acariciando seu rosto, brincando com sua mente. Agora, ele está dentro de você, rodopia, gira, espanta amolações, afasta dúvidas, sopra para longe preocupações. Inspire essa brilhante e atuante brisa, ria com ela e agradeça. Sua pele está cantando com o ar. Seu bebê se delicia.

Paz
Saia para passear num parque, floresta ou jardim, um espaço verde e belo onde você e seu bebê possam estar a sós por um tempo. Abrace a eloqüente quietude da natureza e entregue-se por completo às mensagens voluptuosas de fragrâncias, formas, cores, sussurros. É uma intrincada dança dos elementos. Convide toda essa beleza a entrar em você. Torne-se o lar desse poema telúrico. Você e seu bebê estão aprendendo paz.

Pés em festa
Ofereça a seus pés um delicioso banho de água quente. Agradeça seus pés, acariciando-os e conversando com eles. Sinta todo o seu ser pouco a pouco se abrindo e se expandindo.
Sinta seu sistema nervoso respondendo, sua mente aclarando, sua energia aumentando.
Presenteie então seu neném com esta encantadora festa.

Pura luz
Feche os olhos e, com seu pensamento, embarque numa viagem suave e profunda para uma terra de luz pura, expressiva, surpreendente e regeneradora. Para uma terra tão prometida quanto o raiar do sol. Entre, trazendo seu neném. Flutue livremente nesse oceano de vida vibrante.
Respire essa luz, saboreie-a. Deixe que se ela torne una com vocês dois. Então, quando estiver transbordando de luz, volte para casa e irradie.

Rapsódia de cores
Pendure um cristal facetado numa janela ensolarada e convide os raios a brincar. Lá, na parede oposta, eles projetam borrifos de arco-íris. Intercepte um raio com os olhos e veja a deslumbrante música da vida. O azul claro canta a saúde de seus pulmões, o azul escuro fortalece seus ossos, o vivaz laranja traz fartura ao seu sangue. O amarelo alimenta nervos e mente. O verde compõe harmonias para seus órgãos digestivos. O vermelho leva força a seus músculos. O lilás alegra as glândulas. Detenha-se no brilho de cada cor até que seu determinado espírito a tenha tocado. Então, feche os olhos para que você e seu bebê possam rapsodiar.

Show de luz
Uma noite dessas, planeje acordar na madrugada seguinte para acolher o amanhecer.
Antecipe uma comemoração para o momento em que seus olhos e os primeiros raios de sol se encontrarão. O sol estará enviando energia radiante e maravilhosa pelo espaço até você.
E você estará recebendo essa energia luminosa com todo o seu coração, deixando que ela inspire e renove você. Convide então a luz para que ela se junte a seu ser na tessitura de seu bebê.

Sopro de vida
Inspire até encher completamente seus pulmões. Pare, repleta de consciência e de ar... saboreie o gosto do ar da vida. Agora, conscientemente, solte todo o ar. Esse dar e receber da respiração sempre foi assim. É uma troca de dádivas: você recebe do universo e, por sua vez, dá de si e do seu bebê. Com tudo isso em mente, agradeça e respire de novo.

Sua música
Escolha uma música lindíssima de sua coleção e comece a ouvi-la. Imagine essa música sendo uma canção sobre você... sobre como você é única. Ouça a atmosfera da melodia. Ela pronuncia suas qualidades, a beleza do seu ser. Seu bebê, no seu ventre, está recebendo essas visões através da música e sente uma singular onda de felicidade. Esta é uma forma encantadora de enriquecer vocês dois.

Tempero de amor
Um belo dia, convide um ou dois amigos queridos para jantar. Componha um delicioso menu, pratos que goste de comer e de preparar. Calcule quantidades, tempere e cozinhe com o coração em festa, repleto de carinho. Enriqueça as receitas com ingredientes especiais: seu amor pela vida, pelos amigos e a alegria de estar grávida. Peneire e mexa, fatie e corte, misture e mescle,
amando cada aroma, cor e textura. Expresse esse amor em voz alta: “Há tanta beleza em vocês, alimentos queridos! Levem essa beleza para as pessoas que vamos nutrir e ofereça-lhes nossa essência”.

Terra
Encontre um pedacinho de terra, acaricie-a com as duas mãos e afunde nela os dedos.
Sinta os aromas que ela libera para você. São fragrâncias de nossa mãe, essências de recriação.
Cumprimente e agradeça a terra; é ela que compõe os elementos de seu corpo e do corpo de seu bebê. Deixe suas energias fluírem para ela pelos seus dedos. Peça que ela as receba bem em suas profundezas, aninhe-as e transforme-as, para depois devolvê-las limpas e regeneradas.
Uma forma bela e telúrica de exaltar a saúde da sua gestação.

Uma canção
Saia para caminhar com uma canção no coração. Essa canção é uma amiga, seu ritmo conduz seus passos e desenha seu sorriso. Ao andar, deixe que a canção penetre você por completo;
tal doçura a engrandece. Quando chegar a um lugar adequado e quando a canção não puder esperar nem mais um instante, cante a plenos pulmões! Os sons da música que você faz,
a beleza e o significado da canção, tudo isso tem um impacto imediato na química de seu corpo.
Seu sangue está levando mais nutrientes, saúde e vida a seus órgãos. Sua mente vai ficando mais clara e livre. A alegria galopa em você e seu neném. Vocês são um abraço cantante.

Vocês três
Num momento de intimidade, pegue as mãos do pai do seu neném e leve-as a sua barriga.
Os três juntos, falem sobre essa família. Falem sobre quem vocês são. Sobre a casa de vocês, a vida de vocês, suas idéias, esperanças e sonhos. “Sua mãe e eu já imaginamos você tomando
seu primeiro sorvete de chocolate”. “Seu pai quer levar você para velejar!” “Bem-vindo ao nosso tão difícil e querido planeta, você vai contribuir com soluções, tá?”. “Você é uma grande alegria! É uma honra pertencer a você”. “Conte conosco”. Então, do fundo do coração, dêem um beijo em família.

Volta aos primórdios
Num dia calmo e gostoso de sol, vá à praia e mergulhe no mar, berço de toda a vida.Ao nadar para longe, dê braçadas sensuais e conscientes. Visualize-se penetrando no ventre grávido da terra. Lá, em doce rendição, deixe-se boiar. Ouça o ritmo das ondas do mar: são confortantes batidas de coração. Sinta todo seu ser abraçado, acariciado e cuidado pelas águas salgadas. Desde os primórdios, sempre foi assim, todo esse cuidado e amor, por eras e eras... até chegar a você. E, lá dentro de você, um notável feito está se dando: seu neném está revivendo toda a história da vida.

Vôo de felicidade
Imagine-se caminhando no seu lugar predileto deste mundo. Lá está você, grávida, livre e despreocupada. Seus pensamentos vagueiam pelos seus momentos mais criativos. Como por exemplo, aquela vez em que você expressou seu amor tão lindamente que todo o medo se dissolveu. Sinta-se tomada por uma imensa satisfação, alegria e certeza. Vôos como esse afetam profundamente e para sempre, a vida do seu filho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...