Mostrando postagens com marcador parto em casa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador parto em casa. Mostrar todas as postagens

7 de agosto de 2017

Relato de parto da Izabela: Nascimento de Clarice: Parto domiciliar assistido, em Porto Velho




Nasceu a Luminosa!

Clarice significa a que é brilhante, a que produz luz! Assim, na calada da noite e na virada da lua, chegou essa menina intensa. Escolheu uma parteira para mãe e não poderia ter acertado mais!

Izabela é parteira e intensa... igual sua menina Clarice.

Em 2013, veio de Porto Velho para Cacoal só para assistir a estreia no cinema do filme O Renascimento do Parto. Saiu aos prantos, me emocionando, dizendo perceber tão nitidamente, a razão pela qual havia nascido.

Se é pra marchar, Izabela marcha! Se é pra instruir, Izabela instrui e realiza! Que frutos poderiam colher aquela que luta por nascimento respeitoso e digno, por parto baseado em evidências científicas... que luta por ser exatamente aquilo que prega e defende?

Acredito que ninguém esperava mais a concretização deste relato, do que eu, Cariny! Isto porque, há pouco mais de 5 anos, não havia relatos de partos na internet do nosso Estado! Hoje, temos Doulas, temos relatos, temos Grupos de apoio, temos histórias felizes de escolhas seguras espalhadas por toda Rondônia!

Podemos agora ver, e nos emocionar, viajando nas histórias dos partos desta enfermeira obstetra que precisou vencer muitos medos... navegou nos mares da ambivalência entre a visão profissional e técnica e sua essência, seus instintos de mulher, de mãe. Que bom que ela abriu seu coração, deixou-nos entrar em sua intimidade e nos mostrou um mar de amor e fé...

O resultado está todo aqui. Desfrutem.






Desde que comecei a acompanhar partos sonhei como seriam os meus, porém nem nos meus melhores sonhos eu imaginaria viver as duas melhores experiências de transformação e amor.

Me arrepio só de lembrar!


Nascimento do Valentin

Meu primeiro filho veio cheio de desafios, fruto de uma gravidez mais que planejada, tranquila e sem intercorrências ❤

Nasceu num parto domiciliar, assistido pela Equipe Hannami de Cuiabá (Enfermeiras Bruna e Damaris, Doula Amanda), na casa da minha amiga Elis Freitas (Fotógrafa e Doula).

Não poderia ter dado mais certo ❤!

Assim vivi junto ao meu marido Helton, a nossa primeira experiência de nascimento do nosso primogênito Valentin.



Vídeo aqui!


Nascimento da Clarice

Desde o nascimento do Valentin, já tínhamos em mente que o nosso segundo filho nasceria em nossa casa, planejamos e enfim, em 2017, começamos o ano de casa nova. No dia 23 de outubro de 2016 descobrimos que estávamos grávidos novamente. Conversei com Elis e disse que ela não poderia faltar nesse momento em nossas vidas.



Clarice desde cedo, com 34 semanas aproximadamente, já demonstrava que chegaria rapidamente, eu sentia... a forma com que ela se encaixava no meu corpo era diferente, era forte, intensa. Me fez desacelerar meu ritmo, me tirou do controle, ainda na gestação. Mesmo sendo tranquilizada e acalmada pelo meu médico, que sempre apoiou a minha decisão e soube das minhas escolhas de parir, eu me sentia insegura.

Quando uma parturiente e uma parteira estão no mesmo corpo, há um sensação estranha de poder enxergar tudo de fora para dentro, como um mergulho dentro do próprio corpo, precisei me despir dos medos da prematuridade, do controle para parir.



Com o meu chá de bênçãos que minhas doulas Helena e Talita organizaram, consegui me entregar, dividir com mulheres que também acreditavam no meu corpo e na minha historia, foi uma conexão incrível.



Tudo pronto, Julho chegou! Elis chegou! Sandra e Nayra, minhas parteiras, deixaram tudo prontinho... minha casa estava toda arrumada para a chegada de Clarice ❤

No dia 9 de julho, fui a um evento de uma amiga junto com meu filho e, por volta das 17 horas comecei a sentir umas cólicas leves que eu não sabia nem descrever ... sim eu não soube descrever kkkkkkk. Às 19 horas, quando eu estava saindo do evento, ainda com aquelas cólicas, sem rumo, sem descrição. Ali eu senti, que estava próxima a chegada da Clarice.

Liguei para o meu marido, avisei que estava sentindo umas cólicas, porém aquilo não seria motivo de alardes, poderiam durar semanas, horas, tudo poderia acontecer.

A Lua estava linda, sim era uma virada de lua ❤

Meu marido veio de um plantão de 36 horas exausto. Ao chegar em casa, comecei a organizar as coisas para que tudo ficasse lindo para o tão esperado dia. As cólicas, ainda irregulares e leves, começaram a dar sinais de incomodo por volta de 23 horas, quando pedi ao meu marido que fosse descansar, que naquela noite poderia ser que Clarice chegasse!

Avisei a minha parteira Sandra e minha Doula Helena sem alardes, sem sustos, porque eu realmente me sentia bem e estava tranquila, fiz minhas orações.

Às 23:30 comecei a sentir umas coisas estranhas e avisei Helena. Pedi que viesses ficar comigo em casa... eu não sabia descrever o que estava sentindo! Sem perda de tampão, sem contrações, apenas cólicas mais intensas. Helena chegou por volta de meia noite, as dores começaram a intensificar, apertarem de verdade, nada servia mais, nem bola, nem massagem, apenas o chuveiro de água quente aliviava a minha dor. Helena chamou meu marido para que preparasse a banheira, ligou para Sandra e para Elis. Tudo aconteceu dali muito rápido.



Agora sim eu sabia o que estava ocorrendo, eu estava parindo! De olhos fechados, eu sentia cada vez mais Clarice passando por mim... às vezes eu mal tinha tempo de respirar, ela veio realmente muito intensa. A todo tempo eu perguntava pela Sandra e pela Elis. Como no sonho das minhas amigas Doulas Mileide e Talita e no meu sonho: tudo seria muito rápido, e era assim que estava acontecendo!

Meu coração se acalmou quando vi Elis me olhando na porta do banheiro, com um sorriso que dizia: "eu cheguei, vim de tão longe e já deu certo". Faltava Sandra que veio voado e já me encontrou dizendo que ela já estava ali, que Clarice ia nascer. Tínhamos sonhado isso tantas vezes, viver essa experiência juntas, como queríamos da primeira gestação.

Fomos para sala , organizamos o sofá, e às 01:59 da manhã, rodeada de muito amor, com o meu marido segurando minhas mãos e com olhar amoroso que sempre acreditou em mim e nas minhas escolhas ❤ , minha equipe , minha doula...

Clarice nasceu ❤



A palavra que define esse nascimento é: intensidade! Eu me senti muito completa, muito imersa na minha dor e no meu corpo.

Foram praticamente as 2 ou 3 horas mais intensas da minha vida, que me deram um amor de 51 cm, 3.490g, nas minhas 38 semanas e 2 dias (10/07/2017)! Minha menina, minha força, minha Clarice.

A escolha desse nome, Clarice, veio de uma historia muito especial que vivi em Recife, no meu curso de Parteria Urbana. De uma bebê linda e guerreira que acompanhamos nascer e nos provou que o milagre da Vida existe porque as mulheres sabem parir e os bebês sabem nascer! E o quão importante é o nosso trabalho, e a responsabilidade dele. ❤



Obrigada a todas!


Na foto: Parteiras Nayra e Sandra, Izabela, Doula Helena, Fotografa Elis e Clarice.

Equipe: Enfermeiras obstetras Sandra e Nayra

Fotografia: Elis Freitas. Não deixe de ver mais fotos: Aqui

Doula: Helena Grupo Araripe de Apoio ao Parto







6 de abril de 2017

Relato de Parto da Adriana: Parto domiciliar em Porto Velho


RELATO DE PARTO DOMICILIAR: Empoderamento e amor definem esse momento

Por: Adriana Maria de Andrade

O começo de tudo...

Sou Adriana Maria, tenho 31 anos, esposa do Túlio e agora mamãe do Heitor. Enfermeira, baiana, residente em Rondônia há seis anos. Discorrer a respeito das minhas percepções em relação ao meu parto domiciliar, considerado um dos eventos mais especiais nas nossas vidas (ou o mais especial de todos!!), consiste, por si só, em uma oportunidade singular, considerando a importância desse momento permeado por sentimentos maravilhosos e até indescritíveis. Para tanto, faz-se necessário relembrar os caminhos que nos levaram a essa importante decisão. Isso implica revivê-los em alguns pequenos e importantes detalhes, que influenciaram direta ou indiretamente nesse processo.

Este relato objetiva promover uma reflexão a respeito do meu parto, no sentido de auxiliar na disseminação da ideia do parto natural humanizado, bem como ajudar as futuras mamães que estão à busca de encorajamento para esse momento que é único na vida de cada mulher, de cada família. No intuito de possibilitar maior compreensão sobre o despertar do meu interesse nessa ideia e a efetivação da mesma, farei uma breve contextualização.

Bem, a minha gestação não foi planejada (embora tenha sido recebida como um presente!), pois os nossos planos seriam para o próximo ano, após a conclusão de alguns projetos como mestrado, viagens, entre outros. No entanto, meu filho Heitor resolveu se antecipar, e, na troca de anticoncepcional - Bingo!! - engravidei. Pelos meus cálculos acredito que engravidei na semana que inauguramos nossa casa nova - acho que meu bebê descobriu que já tinha um quartinho e um quintal grande para brincar, e assim decidiu chegar!

Descobri que estava grávida já com 6 semanas, ao passar mal na aula de mestrado e aceitar a sugestão da minha amiga Tássya em fazer o Beta HCG. Ao receber o resultado tive uns 10 minutos de confusão de sentimentos, um misto de alegria, euforia, felicidade, insegurança, medo, ansiedade... Enfim, um turbilhão de emoções. Era véspera do Dia dos Namorados, então resolvi guardar a notícia para presentear o meu marido Túlio no dia seguinte. E meu Deus, como foi difícil segurar o segredo!! E assim, no nosso jantar do dia 12/06/16 pedi ao garçom que trouxesse junto com os pratos servidos o presente do meu amor: um lindo par de sapatinhos que trouxemos de uma viagem à Argentina, já pensando no nosso futuro baby. E gente, olha a reação do meu marido: (misto de sentimentos)...





O despertar do interesse no parto domiciliar

A partir desse dia nossa vida deu uma virada de 360º. Tudo passou a ser planejado e pensado para três, vieram os exames, pré-natal, cuidados, adaptações. Optamos por realizar o pré-natal na atenção básica da rede pública de saúde, acompanhados pela Dra. Giseli, uma grande amiga. A decisão por acompanhar na rede pública não foi por acaso, pois já estava decidida desde o início que queria parto normal, e nesse sentido, os profissionais que atuam na rede pública tendem a interferir menos e apoiar mais essa decisão. E eu, claro, não queria ser convencida do contrário. O Túlio, como sempre, foi um super-parceiro nesse processo. Passamos a ler e discutir bastante a respeito de tudo que envolvia a gestação, parto, bebê. E nessas pesquisas, encontrei vários relatos de parto domiciliar, e passei a sonhar com isso! Mas tudo que lia se referia a experiências em locais fora de Rondônia, não imaginava que seria possível realizá-lo aqui.


A minha visão sobre gestação e parto sempre foi como um processo natural, familiar, acolhedor, e não como doença, de maneira que optei por vivenciá-lo na sua essência, com o mínimo de intervenções possíveis. Passei então a me preparar física e psicologicamente para esse momento: Ingressei no pilates, ioga, algumas caminhadas... E claro, o mais importante de tudo: informação! Sim, porque informações corretas, positivas e de fontes confiáveis são a base para nos transmitir segurança e coragem.


No meu relacionamento com o Túlio tudo tem sido sempre muito especial, buscamos valorizar cada conquista, cada detalhe, cada momento. A ideia de que o nosso filho pudesse nascer no momento dele, de forma tranquila, acolhedora, no aconchego do nosso lar e cercado pelas pessoas que amamos cada dia mais tomava forma na minha cabeça. Então, um belo dia, conversando por acaso com uma colega de mestrado, a mais que querida Sandra, descobri que ela tinha uma empresa parto humanizado, a Bello Parto. Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz e empolgada né? Aí sim, comecei a me preparar ainda mais para realizar meu sonho maternal.


O caminho até a chegada de Heitor


Comecei a acompanhar com a equipe Bello Parto a partir das 30 semanas, já com a certeza de se tratar de uma gestação de baixo risco, tranquila. As meninas (Sandra, Naira e Izabella) foram maravilhosas comigo em todo o processo, desde as reuniões com a minha família (marido e primas) até o pós-parto, sempre nos prestando muita atenção e apoio. Também contratamos a Helena como doula, que já me acompanhava na ioga para gestante, e gente, ela foi simplesmente perfeita! Um dos melhores investimentos da minha gestação!! Assim como a equipe Bello Parto, a Helena me transmitia segurança, tranquilidade, apoio, e força, trabalhando muito meu equilíbrio e paz interior.





Nas últimas semanas de gestação me senti um pouco mais ansiosa, principalmente ao imaginar o quanto nossas vidas seriam modificadas, mas não cheguei ao ponto de perder o sono ou me desesperar. O acompanhamento da equipe foi fundamental nesse sentido. No dia 03 de fevereiro ganhei das meninas um lindo Chá de Bênçãos, um dos momentos mais especiais que já vivi, onde participaram as minhas amigas mais próximas, meu marido e a equipe, com direito a desenho do Heitor na minha barriga, lava-pés, músicas do trabalho de parto, discursos, desejos de bom parto e boas energias, enfim, momentos únicos e maravilhosos!








Trabalhei até a véspera do nascimento de Heitor, e trabalharia no dia D, só não fui porque tinha uma consulta na data. Mas vamos lá, relembrar como foi o dia mais importante da minha vida!!


Bem, acordei no dia 14/02/17 umas 7hs da manhã, já sentindo algumas contrações bem leves e irregulares, mas com frequência beeeeem espaçada. Daí já imaginei que o momento estava chegando, considerando que eu já estava com 40 semanas e 3 dias de gestação. Fui à consulta, mas não deu certo devido a um problema na agenda da unidade de saúde.


Então falei para o Túlio: “Amor, eu acho que o Heitor chega hoje, então vamos resolver todas as pendências que temos, comprar tudo o que falta e nos preparar para receber nosso príncipe!”. E assim fizemos. Reconferi pela milésima vez o material do check-list de parto domiciliar entregue pela equipe, revisei a limpeza e organização do nosso quarto e banheira, fomos ao supermercado e compramos bastante suco, sorvete e tudo que eu queria comer no momento do parto. Até aí já foi a manhã inteira.




Fomos almoçar com minha sogra, e então a partir das 13hs percebi que a frequência das contrações estava maior, e a intensidade também. Entrei em contato com a equipe, que prontamente veio me avaliar. A Sandra constatou que estava tudo bem comigo e o bebê, me passou todas as orientações necessárias, e continuamos monitorando a frequência e intensidade das contrações, (baixei um aplicativo no celular que ajudou muito!) e mantivemos o contato todo momento com todas as enfermeiras e doula. Conforme orientado, resolvi descansar e tentar dormir um pouco a tarde e me preparar para o momento. Mas não consegui dormir. À noite as contrações estavam já bem doloridas, e então comecei a reclamar da dor, mas ninguém tava ainda acreditando que já tivesse muito próximo, pois a minha reação estava bem tranquila. Até eu me surpreendi com a tranquilidade com que estava lidando com esse momento, mas agradeço muito a Deus ter sido dessa maneira.


Às 22hs a dor já estava bem insuportável, e as contrações muito regulares, com média de 2 minutos de frequência e intensidade forte. Então optamos por realizar o toque e, surpresaaa: 8 centímetros de dilatação. Fiquei super empolgada com essa notícia, e todos que estavam comigo também. A minha inquietação aumentou, buscava muito uma posição que a dor fosse embora. Mas aí concentrei na respiração, nos exercícios com a bola, aromaterapia, musicoterapia, e claro, as massagens maravilhosas da Helena e do Túlio. E gente, é sério: Tudo funciona muitoooo! Colocamos a playlist com mais de 60 músicas escolhidas a dedo que preparei para esse momento, a Helena colocou uma óleo de lavanda no quarto, o Tulio preparou a banheira e assim foram passando as horas...





Eu decidi ocupar minha mente com o pensamento de que cada contração que vinha era uma a menos para a chegada do meu bebê. E assim foi. Em cada contração eu apertava forte a mão do Túlio e/ou da Helena, e reclamava da dor, mas a cumplicidade e apoio que eu observava no olhar e nas palavras de todos ali presentes me motivava e passava uma segurança inexplicável.




E assim consegui me manter tranquila e forte madrugada adentro. Fiz diversas tentativas de parir na banheira, conforme eu tinha planejado, as não consegui pois as contrações ficavam menos intensas e eu perdia um pouco a força, então decidi ir para o quarto. Também pensei em caminhar no nosso quintal, mas chegando na porta resolvi voltar correndo para o quarto. Era uma inquietação sem limite!!! (risos).


Às 4h42 do dia 15/02/17, depois de uma supercontração o momento mágico: Meu filho bem ali, ao alcance das nossas mãos, em um momento simplesmente indescritível. Uma emoção sem igual. Eu já não sabia se ria ou se chorava, experimentei um misto de sensações maravilhosas...




Como foi bom receber nosso bebê no aconchego do nosso lar, envolvê-lo em meus braços e amamentar no seu primeiro minuto de vida! Heitor nasceu no melhor ambiente que poderíamos proporcioná-lo, cercado de amor, de respeito, de tranquilidade e de acolhimento, e na prática foi muito melhor do que planejamos e sonhamos por toda a gestação. Não dá para descrever o quanto me senti realizada, empoderada, feliz por ter proporcionado esse momento lindo ao meu filho.





A nossa casa parece um sítio em meio a cidade, cheia de plantas, frutas, bichinhos de estimação, tudo cuidado com muito carinho. E tenho que admitir que foi muito engraçado o comportamento da minha gata Misa, que ficava na porta e janela do meu quarto a todo momento, com seus grandes olhos azuis observando toda a movimentação da casa, e em qualquer vacilo quando alguém saía ela corria para perto de mim, como que cuidando, me dando apoio!


E sem contar a beleza que foi poucos minutos depois do nascimento do Heitor, o dia amanhecendo e os muitos pássaros cantando nos galhos da mangueira na minha janela, juro que parecia cena de filme! Mas o melhor foi poder curtir com o meu marido os primeiros momentos de vida do nosso bebê, sem intervenções desnecessárias, curtindo o silêncio que era quebrado apenas pelas nossas respirações e suspiros de admiração! E a emoção do Túlio ao cortar o cordão umbilical do Heitor então... Enfim, momentos únicos na nossa vida, que ficarão guardados para sempre nas nossas memórias, e que com certeza teremos o maior prazer em compartilhar com o nosso filho no futuro.




Nos dias seguintes ao parto continuamos sendo acompanhados diariamente pela equipe, que fez os primeiros acompanhamentos e orientações a mim e ao Heitor, todo o suporte nos primeiros cuidados, tais como os banhos do bebê, cuidados com o coto umbilical, cuidados puerperais, massagens, novas rotinas entre outros tanto. E ainda nos ajudaram a realizar o ritual lindo da placenta, registrando em uma tela o carimbo da placenta e do cordão umbilical. O Heitor ganhou da vovó paterna um Pé de Jabuticaba, que foi batizada como a sua árvore da vida, e nós a plantamos no quintal, em frente a janela do quartinho dele, com a placenta plantada abaixo das raízes da árvore.




E assim construímos mais uma parte da nossa linda história. Os dias que se passaram após o parto têm sido cheios de novidades, cada gritinho, cada sorriso, cada olhar, cada gestinho do Heitor nos encanta. É o nosso príncipe lindo.




E afirmo para vocês, valeu apena cada minuto, e caso tenhamos mais filhos não tenho dúvidas que optaria pela mesma maneira e tipo de parto! Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, meu marido Túlio, Helena, Sandra, Izabella, Naira, e claro, ao príncipe lindo Heitor, protagonista de todo o processo.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...